Agora você pode tirar a segunda via do CPF pela internet. Saiba como fazer.
Segunda Via do CPF – Todo cidadão brasileiro deve ter a consciência de que ter e estar com os documentos em dia é um compromisso e necessidade diante das leis do país. Mas, a documentação do cidadão não serve apenas para que estejamos regularizados com o governo, serve também para que possamos conseguir benefícios essenciais à nossa vida enquanto cidadãos.
Emprego, registro na carteira de trabalho, possibilidade de votar nas eleições partidárias, dentre outros esses são alguns dos benefícios que você tem acesso quando está com os documentos em dia. Dentre os documentos mais importantes que todo cidadão deve ter de forma obrigatória está o CPF, muito necessário para execução de diversas tarefas no dia a dia. Ele é fundamental para que possamos ter alguns direitos e outros benefícios com abrir conta em banco, fazer empréstimos, financiamento em bancos e conseguir o próprio emprego.
Quando alguém perde o CPF, acaba ficando desprotegido destes benefícios, pois o CPF é a prova de que temos um registro junto ao governo. Por isso, para quem o perde, é fundamental fazer a solicitação da segunda via do CPF a fim de que qualquer prejuízo e problema possam ser evitados.
Para tirar a segunda via do documento, você pode fazê-lo através da internet de forma rápida, simples e gratuita. Antes, o CPF só poderia ser retirado na sede da Receita Federal ou agência dos Correios, hoje, com a facilidade que a internet proporciona, ficou mais fácil para qualquer cidadão tirar sua segunda via do documento pela internet. Vamos acompanhar o passo a passo:
Como tirar a Segunda Via do CPF
Para você tirar a segunda via do CPF, é preciso acessar o site da Receita federal e fazer a solicitação. Para as pessoas que possuem renda que necessitam fazer a declaração do imposto de renda, elas devem acessar o site e no campo indicado para a solicitação, gerar um código de acesso para concluir a solicitação. Já para quem não é declarante do imposto de renda, basta acessar o site, clicar na opção de segunda via do CPF e fazer a solicitação sem a necessidade de informar os código da declaração do imposto de renda.
Atenção: Vale lembrar que desde junho de 2011, o CPF não é mais emitido em sua forma física (cartão de plástico); A numeração é emitida de forma rápida e prática.
Portanto, acesse agora o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e faça sua solicitação. A emissão do número é feita na mesma hora sem a necessidade de acessar o site outro dia para ter a segunda via do CPF disponível.