Todos os anos o número de mulheres que passaram por algum tipo de violência só faz crescer. A luta pelo fim da violência doméstica e intrafamiliar é diária, principalmente no Brasil que é um dos países que apresenta maior taxa de feminicídio do mundo.
A violência contra a mulher vai muito além de violência física, e todas as mulheres devem ficar atentas a isso. Qualquer comportamento julgado ofensivo, de humilhação ou cause algum tipo de sofrimento psicológico é considerado uma violência e deve ser denunciado. Qualquer ato que impeça a liberdade também é considerado violência, principalmente por esses atos terem como início uma cena de ciúmes, que é uma manifestação de pose e que pode ocasionar um xingamento, empurrão e pode chegar até uma tentativa de homicídio.
É de extrema importância que qualquer ato de violência contra mulher seja denunciado para que os criminosos sejam punidos e que seja feita a justiça. E devido à importância dessa denuncia todo o processo é seguro e feito de forma rápida.
Como denunciar violência contra a mulher?
A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia através do registro do boletim de ocorrência ou pelo telefone na Central de Atendimento à Mulher ligando para o 180. A denúncia é feita de forma gratuita e anônima zelando pela segurança das vítimas. O serviço está disponível 24 horas por dia e atende em todo o país com o objetivo de ajudar e proteger todas as mulheres e para que consigam entender quais são os seus direitos.
Algumas cidades do país oferecem centros de atendimento especializados no acolhimento de mulheres em situação de violência, onde esses centros oferecem apoio social, jurídico e psicológico a todas as mulheres sem precisar apresentar boletim de ocorrência.
Telefone 180
Desde a criação do liguei 180 já foram realizados mais de 4.488.644 atendimentos que prestaram ajuda com orientações e denúncias de casos de violência de diversas formas. A violência contra mulheres atinge a todas e casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência vem ficando cada vez mais comum na sociedade, o que faz salientar cada vez mais a importância do serviço ligue 180.
Consequência para o agressor
Com o registro do boletim de ocorrência em qualquer delegacia as mulheres podem entrar com um pedido de medida protetiva que obriga o agressor a manter uma certa distância da vítima, caso essa medida for desrespeitada será feito um novo boletim contra o agressor que pode resultar na sua prisão.
A qualquer sinal de violência contra mulher é necessário que aconteça a denúncia, seja feita tanto pela vítima quanto por qualquer pessoa que presencie, para que a situação não passe impune e para que a justiça seja feita e nenhuma mulher seja tratada da forma que não merece.
Por: Dicas Femininas